FANTASTIC MATTERS

 

A cada minuto que passa, extraímos 6.000 toneladas de petróleo do solo.

A cada minuto que passa, estamos jogando fora 600 toneladas de plástico, das quais 60 toneladas vão para o mar.

A cada minuto que passa, extraímos petróleo do solo e o despejamos, na forma de plástico, no mar.

 

Ao invés de dar valor ao plástico, metal, papel, papelão e outros materiais fantásticos que usamos, nós os consideramos como "lixo" e os jogamos fora...

 

FANTASTIC MATTERS é um projecto que visa a mudar as mentalidades no que diz respeito a matérias fantásticas consideradas por alguns como "resíduos". No ambito deste projecto, a performance PLASTIC FANTASTIC usa residuos para produzir som e cenografia ao vivo, ao mesmo tempo que nos recorda como a humanidade extrai freneticamente petróleo, transforma-o em plástico, deita-o ao mar…

 

Na França, FANTASTIC MATTERS está associada ao Projeto JEUNES FERUS, que decorreu em Charlieu-Belmont em 2023. Através de workshops de descoberta e criação artística dirigidos a jovens (dos 13 aos 20 anos) no território de Charlieu-Belmont, a DESCOBRIR ofereceu aos jovens da zona uma descoberta artística e cultural que visou a explorar e criar sons, movimento, música e dança, para depois criar uma pequena forma de performance. Neste âmbito, foram propostos 15 workshops entre Abril e Junho e uma residência artística de 5 dias que decorreu no início de julho em Charlieu. Durante esta residência artística, os jovens foram acompanhados na criação de um pequeno espetáculo, em todas as suas vertentes (dança e movimento, criação musical e sonora, cenografia, gestão técnica). Esta criação artística foi associada ao tema dos materiais, resíduos e reciclagem. A peça assim criada foi apresentada durante o festival LES FÉRUS.

 

Em Moçambique, FANTASTIC MATTERS levou a peça PLASTIC FANTASTIC para varias escolas de Macaneta, no districto de Marracuene. A performance foi seguida de interacções com as crianças e os professores. Em 2024, DESCOBRIR planeia trabalhar em conjunto com um grupo de jovens numa residência artística. Mais informações em breve.

 

A participação nos workshops e nas residências de criação é gratuita graças ao apoio dos parceiros:

 

 

Apoios